TEMA 1: PRÉ-HISTÓRIA
APOSTILA 1 - O QUE É PRÉ-HISTÓRIA?
01) Faça a leitura do texto: "O QUE É PRÉ-HISTÓRIA?" e marque na apostila os trechos que você considerou interessante durante a leitura.
02) Qual o trecho da leitura que você considerou mais importante? Por quê?
R= PESSOAL
03) De acordo com o texto, o que é pré-história?
R = A Pré-história é o período que acompanha a
evolução da Terra, do homem e todos os seres vivos.
TEMA 2 - PALEOLÍTICO
04) O que é o Paleolítico?
R= O período Paleolítico é conhecido
também como Idade da Pedra Lascada e esse nome faz referência aos
objetos que eram utilizados pelo homem para sua sobrevivência, que eram
produzidos exatamente de pedra lascada. Esse período estendeu-se de 3
milhões de anos atrás a 10.000 a.C.
05) Como era a vida do ser humano no Paleolítico?
R = O homem
sobrevivia da coleta e da caça, sendo fundamental, no caso da caça, a
elaboração de ferramentas para auxiliá-lo na obtenção do alimento. Por
depender da caça e coleta, o homem era nômade e mudava de lugar quando
os recursos do local que estava instalado ficava escasso.
06) Escreva sobre o clima da terra no contexto do paleolítico.
R =
Como a temperatura geral da Terra era mais amena, sobretudo nos
períodos de glaciação, o homem vivia nas cavernas para proteger-se do
frio. As ferramentas utilizadas poderiam ser feitas de ossos, pedras e
marfim.
07) Fale sobre as glaciações que aconteceram durante o período do
Paleolítico e as consequências que elas causaram para a vida do ser
humano.
R = No mundo houve glaciações intensas. Aconteceu na
Europa e em partes da Ásia e estendeu-se, aproximadamente, entre 13.000
a.C. e 9.000 a.C. Esse período marcou a decadência dos agrupamentos
humanos que viviam exclusivamente da caça em detrimento daqueles que
eram caçadores e coletores. Ficou marcado também pelo desenvolvimento da
olaria (produção de cerâmica) e da técnica para produção de tecidos.
Considera-se o fim desse período o momento em que a agricultura foi
desenvolvida.
QUESTÕES DO LIVRO
08) No período Paleolítico os grupos humanos eram caçadores-coletores nômades. Caracterize essa característica social. (Pág. 38 e 39)
R = As pesquisas indicam que os primeiros grupos humanos caçavam, pescavam e coletavam grãos, frutos e raizes para se alimentar, mas não cultivavam plantas nem criavam animais. Muitos desses grupos paleolítico eram nômades, isto é, não viviam em um local fixo. consumiam alimentos que encontravam na natureza e, quando esses alimentos se tornavam escassos, mudavam-se para outros lugares. por isso eram chamados de caçadores-coletores nômades. Aos poucos esses grupos humanos desenvolveram os primeiros instrumentos para caçar, pescar, colher plantas comestíveis, cortar frutos, ou mesmo para fazer outros instrumentos, como lanças, arcos, flechas, arpões, lâminas e anzóis. na fabricação desses instrumentos eram utilizados materiais como madeira, ossos, chifres e pedras lascadas, motivo que levou esses período a ser chamado de paleolítico, que significa "velha idade da pedra".
09) Escreva sobre o Uso e Controle do Fogo. (pág. 40)
R = Estudos revelam que, durante os milhões de anos do Paleolítico, nosso planeta passou por intensas mudanças climáticas. Assim, os povos das diferentes regiões do mundo tiveram que se adaptar a essas mudanças, criando ou aperfeiçoando maneiras de viver e sobreviver. Nesse período, uma das conquistas mais importantes dos grupos humanos foi o controle do fogo. Mas como esses grupos aprenderam a controlar o fogo? Supõe-se que, no princípio, eles procuraram manter aceso o fogo provocado ocasionalmente pela natureza (por exemplo, as chamas nos galhos de uma árvore atingida por um raio). Depois, descobriram como produzir fogo pelo atrito entre pedaços de madeira ou lascas de pedra. O fogo foi utilizado de várias maneiras, por exemplo: para combater o frio intenso; iluminar ambientes escuros; afastar animais predadores; cozinhar alimentos em fogueiras. Esses usos do fogo continuam importantes até hoje. Na iluminação, o fogo foi utilizado até a invenção da lâmpada elétrica em 1879. Além do controle do fogo, os seres humanos começaram a construir abrigos utilizando madeira, peles e ossos. Também passaram a fazer roupas com peles de animais.
10) Atividade de Corte: Faça um mapa mental com três desenhos sobre o paleolítico.
13) Escreva sobre o período Neolítico. (pág 41)
R= A partir de 8000 a.C., aproximadamente, em algumas regiões do mundo, parte dos grupos humanos começou a polir as pedras para confeccionar instrumentos, como facas, foices e machados. Esses instrumentos cortavam melhor que os instrumentos de pedra lascada, utilizada no Paleolítico. Esse novo período foi classificado como Neolítico (do grego, neo novo; líthos = pedra; que significa "nova idade da pedra").
14) Quais os principais desenvolvimentos oriundos do Período Neolítico? (Pág.41)
15) Escreva sobre o processo de sedentarização ocorrido no período Neolítico. (Pág. 42)
R = Além da agricultura, da criação de animais e da sedentarização, outras transformações importantes aconteceram no período Neolítico. Muitas delas estavam ligadas a inovações técnicas na:
cerâmica - diversos grupos humanos começaram a produzir utensílios de cerâmica, modelando a argila e aquecendo-a no fogo. Supõe-se que foi a necessidade de cozinhar e de armazenar os alimentos que levou à confecção desses utensílios;
tecelagem - vários povos começaram a fiar e a tecer, utilizando as pelagens de animais e as fibras vegetais. Surgiram, então, as primeiras roupas de lã, linho e algodão. Antes disso, as vestimentas eram feitas principalmente do couro e de peles de animais;
moradia - os grupos humanos também começaram a construir casas mais duradouras, feitas de madeira, barro, pedra e folhagem seca. A edificação desses tipos de moradia está relacionada ao processo de sedentarização.
17) Como surgiram as primeiras vilas sedentárias. (Pág. 44
R = As primeiras aldeias sedentárias foram surgindo à medida que as comunidades neolíticas se fixavam em um território. Essas comunidades dedicavam-se principalmente à criação de animais e ao cultivo agrícola.
18) Como era a divisão de tarefas na sociedade neolítica? (pág. 43)
R = De modo geral, estudiosos supõem que em muitas comunidades os homens mais jovens praticavam a caça e a pesca. Já as mulheres cuidavam da agricultura, cozinhavam os alimentos, produziam utensílios de cerâmica, teciam roupas e cuidavam das crianças. Aos poucos, a divisão das tarefas se tornou mais especializada e as aldeias foram se organizando de maneira mais complexa. Isso teria contribuído para o surgimento das primeiras vilas e cidades.
19) Faça a leitura das páginas 102 até 108
R =
21) Como aconteceu a unificação do Alto e Baixo Egito?
22) Porque o Egito é considerado o "Celeiro do Mundo Antigo"?
R= o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas desse rio e aos seus períodos de cheia, durante os quais o solo das margens é fertilizado, tornando possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar enormes contingentes populacionais. Por esse motivo, na Antiguidade o Egito era conhecido como o "Celeiro do Oriente".
23) Qual foi a condição essencial para o desenvolvimento do Egito Antigo?
R = Diques e reservatórios no rio Nilo O controle das cheias do rio foi condição essencial para o desenvolvimento da civilização na região, pois o seu leito não era suficiente para conter as águas que corriam do interior da África em direção ao mar Mediterrâneo, inundando a região entre julho e setembro. Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo deescassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.
23) Em período de escassez periódica, o que os egípicos faziam para superar esse período?
R = era necessário estocar cereais para alimentar a população e - mais importante ainda - garantir quantidade suficiente de sementes para a semeadura seguinte, quaisquer que fossem as circunstâncias. Esses estoques de reserva eram fornecidos pelo governo central, graças ao duplo celeiro real, que estocava cereais em armazéns distribuídos por todo o país. Limitando o consumo em períodos de abundância e estocando o máximo possível para se precaver contra cheias insuficientes ou excessivas, o governo central passou a controlar, por assim dizer, a ordem natural e veio a desempenhar um papel muito importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário