terça-feira, 1 de abril de 2025

ATIVIDADES DO 1º BIMESTRE

 

 TEMA 1: PRÉ-HISTÓRIA

APOSTILA 1 - O QUE É PRÉ-HISTÓRIA?

01) Faça a leitura do texto: "O QUE É PRÉ-HISTÓRIA?" e marque na apostila os trechos que você considerou interessante durante a leitura.

 
02) Qual o trecho da leitura que você considerou mais importante? Por quê?

R= PESSOAL

 03) De acordo com o texto, o que é pré-história?

 R = A Pré-história é o período que acompanha a evolução da Terra, do homem e todos os seres vivos.

 TEMA 2 - PALEOLÍTICO

04) O que é o Paleolítico?

R= O período Paleolítico é conhecido também como Idade da Pedra Lascada e esse nome faz referência aos objetos que eram utilizados pelo homem para sua sobrevivência, que eram produzidos exatamente de pedra lascada. Esse período estendeu-se de 3 milhões de anos atrás a 10.000 a.C.

05) Como era a vida do ser humano no Paleolítico?

R = O homem sobrevivia da coleta e da caça, sendo fundamental, no caso da caça, a elaboração de ferramentas para auxiliá-lo na obtenção do alimento. Por depender da caça e coleta, o homem era nômade e mudava de lugar quando os recursos do local que estava instalado ficava escasso.

06) Escreva sobre o clima da terra no contexto do paleolítico.

R = Como a temperatura geral da Terra era mais amena, sobretudo nos períodos de glaciação, o homem vivia nas cavernas para proteger-se do frio. As ferramentas utilizadas poderiam ser feitas de ossos, pedras e marfim.

07) Fale sobre as glaciações que aconteceram durante o período do Paleolítico e as consequências que elas causaram para a vida do ser humano.

R = No mundo houve glaciações intensas. Aconteceu na Europa e em partes da Ásia e estendeu-se, aproximadamente, entre 13.000 a.C. e 9.000 a.C. Esse período marcou a decadência dos agrupamentos humanos que viviam exclusivamente da caça em detrimento daqueles que eram caçadores e coletores. Ficou marcado também pelo desenvolvimento da olaria (produção de cerâmica) e da técnica para produção de tecidos. Considera-se o fim desse período o momento em que a agricultura foi desenvolvida.

QUESTÕES DO LIVRO


 
08) No período Paleolítico os grupos humanos eram caçadores-coletores nômades. Caracterize essa característica social. (Pág. 38 e 39)

R = As pesquisas indicam que os primeiros grupos humanos caçavam, pescavam e coletavam grãos, frutos e raizes para se alimentar, mas não cultivavam plantas nem criavam animais. Muitos desses grupos paleolítico eram nômades, isto é, não viviam em um local fixo. consumiam alimentos que encontravam na natureza e, quando esses alimentos se tornavam escassos, mudavam-se para outros lugares. por isso eram chamados de caçadores-coletores nômades. Aos poucos esses grupos humanos desenvolveram os primeiros instrumentos para caçar, pescar, colher plantas comestíveis, cortar frutos, ou mesmo para fazer outros instrumentos, como lanças, arcos, flechas, arpões, lâminas e anzóis. na fabricação desses instrumentos eram utilizados materiais como madeira, ossos, chifres e pedras lascadas, motivo que levou esses período a ser chamado de paleolítico, que significa "velha idade da pedra".

 09) Escreva sobre o Uso e Controle do Fogo. (pág. 40) 

R = Estudos revelam que, durante os milhões de anos do Paleolítico, nosso planeta passou por intensas mudanças climáticas. Assim, os povos das diferentes regiões do mundo tiveram que se adaptar a essas mudanças, criando ou aperfeiçoando maneiras de viver e sobreviver. Nesse período, uma das conquistas mais importantes dos grupos humanos foi o controle do fogo. Mas como esses grupos aprenderam a controlar o fogo? Supõe-se que, no princípio, eles procuraram manter aceso o fogo provocado ocasionalmente pela natureza (por exemplo, as chamas nos galhos de uma árvore atingida por um raio). Depois, descobriram como produzir fogo pelo atrito entre pedaços de madeira ou lascas de pedra. O fogo foi utilizado de várias maneiras, por exemplo: para combater o frio intenso; iluminar ambientes escuros; afastar animais predadores; cozinhar alimentos em fogueiras. Esses usos do fogo continuam importantes até hoje. Na iluminação, o fogo foi utilizado até a invenção da lâmpada elétrica em 1879. Além do controle do fogo, os seres humanos começaram a construir abrigos utilizando madeira, peles e ossos. Também passaram a fazer roupas com peles de animais.

10) Atividade de Corte: Faça um mapa mental com três desenhos sobre o paleolítico.




 
11) Faça um mapa mental sobre a sociedade do paleolítico com base nos dois desenhos abaixo. 
 

 
 

 12) O que as figuras abaixo representam?

TEMA 3 - NEOLÍTICO

QUESTÕES DO LIVRO


13) Escreva sobre o período Neolítico. (pág 41)

R= A partir de 8000 a.C., aproximadamente, em algumas regiões do mundo, parte dos grupos humanos começou a polir as pedras para confeccionar instrumentos, como facas, foices e machados. Esses instrumentos cortavam melhor que os instrumentos de pedra lascada, utilizada no Paleolítico. Esse novo período foi classificado como Neolítico (do grego, neo novo; líthos = pedra; que significa "nova idade da pedra").

14) Quais os principais desenvolvimentos oriundos do Período Neolítico? (Pág.41)

R = Além dos instrumentos de pedra polida, considera-se que uma das principais inovações do Neolítico foi o cultivo de plantas (agricultura) e a criação de animais (pastoreio). Essas atividades se tornariam importantes fontes de obtenção de alimento, juntamente à caça, à pesca e à coleta de grãos e frutos silvestres.

O desenvolvimento da agricultura e da criação de animais ocorreu em várias regiões do mundo, mas em diferentes momentos. Por isso, não é possível utilizar uma data exata de término de um período e início do outro. Na África (região do atual Egito) e no Oriente Médio (região do atual Iraque), esse processo teve início por volta de 8000 a.C. (cultivo do trigo e da cevada e criação de ovelhas, porcos e bois). Na América, alguns pesquisadores acreditam que o processo teve início por volta de 6000 a.C. (cultivo de milho, abacate, pimenta, tomate, abóbora, feijão e criação de patos e perus).

15) Escreva sobre o processo de sedentarização ocorrido no período Neolítico. (Pág. 42)

R= Durante o período Neolítico, a agricultura e a criação de animais forneceram alimentos para as  comunidades humanas. No entanto, outra parte dos alimentos continuou vindo da coleta de frutos, da caça e da pesca. As novas atividades de produção levaram certos grupos a morar por mais tempo nas terras que cultivavam. Criou-se, assim, um novo modo de vida, chamado sedentarismo, ou seja, certos povos passaram a habitar um mesmo local de forma prolongada em função, por exemplo, da agricultura. Os cultivos agrícolas desse período variaram de região para região, destacando-se os de trigo, centeio, cevada, milho, batata, mandioca e arroz. As criações mais comuns eram de carneiros, cabras, bois e porcos.
 
 
16) Fale sobre as inovações tecnicas oriundas do Neolítico. (pág. 43)

R =
Além da agricultura, da criação de animais e da sedentarização, outras transformações importantes aconteceram no período Neolítico. Muitas delas estavam ligadas a inovações técnicas na:

cerâmica
- diversos grupos humanos começaram a produzir utensílios de cerâmica, modelando a argila e aquecendo-a no fogo. Supõe-se que foi a necessidade de cozinhar e de armazenar os alimentos que levou à confecção desses utensílios;
tecelagem -
vários povos começaram a fiar e a tecer, utilizando as pelagens de animais e as fibras vegetais. Surgiram, então, as primeiras roupas de lã, linho e algodão. Antes disso, as vestimentas eram feitas principalmente do couro e de peles de animais;
moradia -
os grupos humanos também começaram a construir casas mais duradouras, feitas de madeira, barro, pedra e folhagem seca. A edificação desses tipos de moradia está relacionada ao processo de sedentarização.

17) Como surgiram as primeiras vilas sedentárias. (Pág. 44

R = As primeiras aldeias sedentárias foram surgindo à medida que as comunidades neolíticas se fixavam em um território. Essas comunidades dedicavam-se principalmente à criação de animais e ao cultivo agrícola.

18) Como era a divisão de tarefas na sociedade neolítica? (pág. 43)

R =
De modo geral, estudiosos supõem que em muitas comunidades os homens mais jovens praticavam a caça e a pesca. Já as mulheres cuidavam da agricultura, cozinhavam os alimentos, produziam utensílios de cerâmica, teciam roupas e cuidavam das crianças. Aos poucos, a divisão das tarefas se tornou mais especializada e as aldeias foram se organizando de maneira mais complexa. Isso teria contribuído para o surgimento das primeiras vilas e cidades.

19) Faça a leitura das páginas 102 até 108

R = 
 
TEMA 4 - EGITO ANTIGO
 
 APOSTILA 02 - O EGITO, UMA DÁDIVA DO NILO
 
 
 
20) Faça a leitura do texto: " O Egito, uma dádiva do Nilo" e marque na apostila os trechos que você considerou interessante.

21) Como aconteceu a unificação do Alto e Baixo Egito?
 
R= . O Egito Antigo foi formado a partir da mistura de diversos povos, a população era dividida em vários clãs, que se organizavam em comunidades chamadas nomos. Estes funcionavam como se fossem pequenos Estados independentes. Por volta de 3500 a.C., os nomos se uniram formando dois reinos: o Baixo Egito, ao Norte e o Alto Egito, ao Sul. Posteriormente, em 3200 a.C., os dois reinos foram unificados por Menés, rei do alto Egito, que tornou-se o primeiro faraó, criando a primeira dinastia que deu origem ao Estado egípcio.

22) Porque o Egito é considerado o "Celeiro do Mundo Antigo"?

R=
o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas desse rio e aos seus períodos de cheia, durante os quais o solo das margens é fertilizado, tornando possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar enormes contingentes populacionais. Por esse motivo, na Antiguidade o Egito era conhecido como o "Celeiro do Oriente".

23) Qual foi a condição essencial para o desenvolvimento do Egito Antigo?

R =
Diques e reservatórios no rio Nilo O controle das cheias do rio foi condição essencial para o desenvolvimento da civilização na região, pois o seu leito não era suficiente para conter as águas que corriam do interior da África em direção ao mar Mediterrâneo, inundando a região entre julho e setembro. Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo deescassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.

23) Em período de escassez periódica, o que os egípicos faziam para superar esse período?

R =
era necessário estocar cereais para alimentar a população e - mais importante ainda - garantir quantidade suficiente de sementes para a semeadura seguinte, quaisquer que fossem as circunstâncias. Esses estoques de reserva eram fornecidos pelo governo central, graças ao duplo celeiro real, que estocava cereais em armazéns distribuídos por todo o país. Limitando o consumo em períodos de abundância e estocando o máximo possível para se precaver contra cheias insuficientes ou excessivas, o governo central passou a controlar, por assim dizer, a ordem natural e veio a desempenhar um papel muito importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRECIA ANTIGA - ATENAS