A PRÉ-HISTÓRIA É O PERÍODO QUE ACOMPANHA A EVOLUÇÃO DA TERRA, DO HOMEM E TODOS OS SERES VIVOS. O ESTUDO DA PRÉ-HISTÓRIA PERMITE-NOS ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DOS PRIMEIROS HOMENS ATÉ O SURGIMENTO DE FERRAMENTAS QUE FEITAS DE PAU E PEDRA.
PALEOLÍTICO
O PERÍODO PALEOLÍTICO É CONHECIDO TAMBÉM COMO IDADE DA PEDRA LASCADA E ESSE NOME FAZ REFERÊNCIA AOS OBJETOS QUE ERAM UTILIZADOS PELO HOMEM PARA SUA SOBREVIVÊNCIA, QUE ERAM PRODUZIDOS EXATAMENTE DE PEDRA LASCADA. ESSE PERÍODO ESTENDEU-SE DE 3 MILHÕES DE ANOS ATRÁS A 10.000 A.C. POR DEPENDER DA CAÇA E COLETA, O HOMEM ERA NÔMADE E MUDAVA DE LUGAR QUANDO OS RECURSOS DO LOCAL QUE ESTAVA INSTALADO FICAVAM ESCASSOS.
COMO A TEMPERATURA GERAL DA TERRA ERA MAIS AMENA, SOBRETUDO NOS PERÍODOS DE GLACIAÇÃO, O HOMEM VIVIA NAS CAVERNAS PARA PROTEGER-SE DO FRIO. AS FERRAMENTAS UTILIZADAS PODERIAM SER FEITAS DE OSSOS, PEDRAS E MARFIM. NO FIM DO PALEOLÍTICO, O SER HUMANO COMEÇOU A EXPERIMENTAR AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS, E O DESENVOLVIMENTO DO ESTILO DE VIDA DOS HOMENS FEZ COM QUE ELES DESENVOLVESSEM RITUAIS FUNERÁRIOS, POR EXEMPLO.
NO MUNDO HOUVE GLACIAÇÕES INTENSAS. ACONTECEU NA EUROPA E EM PARTES DA ÁSIA E ESTENDEU-SE, APROXIMADAMENTE, ENTRE 13.000 A.C. E 9.000 A.C. ESSE PERÍODO MARCOU A DECADÊNCIA DOS AGRUPAMENTOS HUMANOS QUE VIVIAM EXCLUSIVAMENTE DA CAÇA EM DETRIMENTO DAQUELES QUE ERAM CAÇADORES E COLETORES. FICOU MARCADO TAMBÉM PELO DESENVOLVIMENTO DA OLARIA (PRODUÇÃO DE CERÂMICA) E DA TÉCNICA PARA PRODUÇÃO DE TECIDOS. CONSIDERA-SE O FIM DESSE PERÍODO O MOMENTO EM QUE A AGRICULTURA FOI DESENVOLVIDA.
O DOMÍNIO DO FOGO FOI UMA DAS MAIORES CONQUISTAS DO HOMEM PALEOLÍTICO. A PRINCÍPIO ERA FEITO PELA QUEDA DE RAIOS, PORÉM, COM O PASSAR DOS TEMPOS, A HUMANIDADE APRENDEU A PROVOCAR O FOGO PELO ATRITO ENTRE AS PEDRAS OU MADEIRAS.
A ARTE RUPESTRE É O TERMO UTILIZADO POR ESTUDIOSOS DA PRÉ-HISTÓRIA PARA SE REFERIR À PRODUÇÃO ARTÍSTICA REALIZADA PELOS PRIMEIROS SERES HUMANOS DURANTE O PERÍODO PALEOLÍTICO SUPERIOR. SÃO PINTURAS E GRAVURAS FEITAS EM PEDRAS E PAREDES DAS CAVERNAS REPRESENTANDO IMAGENS QUE COMPUNHAM O COTIDIANO VIVIDO POR ELES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário