segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

PALEOLÍTICO_IMAGENS PARA CORTES.

  10) Atividade de Corte: Faça um mapa mental com três desenhos sobre o paleolítico.




 
11) Faça um mapa mental sobre a sociedade do paleolítico com base nos dois desenhos abaixo. 
 

 
 

 12) O que as figuras abaixo representam?



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

PRÉ HISTÓRIA & PALEOLÍTICO - QUESTÕES DO LIVRO

 


08) No período Paleolítico os grupos humanos eram caçadores-coletores nômades. Caracterize essa característica social. (Pág. 38 e 39)

R = As pesquisas indicam que os primeiros grupos humanos caçavam, pescavam e coletavam grãos, frutos e raizes para se alimentar, mas não cultivavam plantas nem criavam animais. Muitos desses grupos paleolítico eram nômades, isto é, não viviam em um local fixo. consumiam alimentos que encontravam na natureza e, quando esses alimentos se tornavam escassos, mudavam-se para outros lugares. por isso eram chamados de caçadores-coletores nômades. Aos poucos esses grupos humanos desenvolveram os primeiros instrumentos para caçar, pescar, colher plantas comestíveis, cortar frutos, ou mesmo para fazer outros instrumentos, como lanças, arcos, flechas, arpões, lâminas e anzóis. na fabricação desses instrumentos eram utilizados materiais como madeira, ossos, chifres e pedras lascadas, motivo que levou esses período a ser chamado de paleolítico, que significa "velha idade da pedra".

 09) Escreva sobre o Uso e Controle do Fogo. (pág. 40) 

R = Estudos revelam que, durante os milhões de anos do Paleolítico, nosso planeta passou por intensas mudanças climáticas. Assim, os povos das diferentes regiões do mundo tiveram que se adaptar a essas mudanças, criando ou aperfeiçoando maneiras de viver e sobreviver. Nesse período, uma das conquistas mais importantes dos grupos humanos foi o controle do fogo. Mas como esses grupos aprenderam a controlar o fogo? Supõe-se que, no princípio, eles procuraram manter aceso o fogo provocado ocasionalmente pela natureza (por exemplo, as chamas nos galhos de uma árvore atingida por um raio). Depois, descobriram como produzir fogo pelo atrito entre pedaços de madeira ou lascas de pedra. O fogo foi utilizado de várias maneiras, por exemplo: para combater o frio intenso; iluminar ambientes escuros; afastar animais predadores; cozinhar alimentos em fogueiras. Esses usos do fogo continuam importantes até hoje. Na iluminação, o fogo foi utilizado até a invenção da lâmpada elétrica em 1879. Além do controle do fogo, os seres humanos começaram a construir abrigos utilizando madeira, peles e ossos. Também passaram a fazer roupas com peles de animais.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

O QUE É PRÉ-HISTÓRIA?

 

 

A Pré-história é o período que acompanha a evolução da Terra, do homem e todos os seres vivos. O estudo da Pré-história permite-nos acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos primeiros hominídeos até o surgimento de ferramentas que possibilitaram o aperfeiçoamento no estilo de vida dos seres humanos. Esse período tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Um dos grandes marcos da Pré-história é o surgimento do homo sapiens sapiens, a nossa espécie humana, que apareceu há 300 mil anos AP (Antes do Presente — unidade temporal definida pela Arqueologia tendo como base o ano de 1950 d.C.).

   Divisão da Pré-história

            A Pré-história é um período da história humana particularmente grande. A sua nomenclatura e larga duração remetem ao século XIX, quando os primeiros vestígios da vida humana pré-histórica começaram a ser encontrados. Isso porque no século XIX existia a noção de que a História só poderia ser feita por meio de documentos escritos e, assim, todos os acontecimentos anteriores ao surgimento da escrita ficaram conhecidos como “Pré-história”. A Pré-história abrange, aproximadamente, um período que se estende de 3 milhões de anos atrás a 3.500 a.C.

 PALEOLÍTICO

  O período Paleolítico é conhecido também como Idade da Pedra Lascada e esse nome faz referência aos objetos que eram utilizados pelo homem para sua sobrevivência, que eram produzidos exatamente de pedra lascada. Esse período estendeu-se de 3 milhões de anos atrás a 10.000 a.C. e foi subdividido em três fases que são Paleolítico Inferior, Médio e Superior. Cada um desses períodos possui as suas particularidades e veremos um breve resumo de cada uma delas, começando pelo Paleolítico Inferior. Esse período começa a ser contado exatamente quando os hominídeos começaram a ter a habilidade de produzir as primeiras ferramentas para sua sobrevivência. Essas ferramentas foram obra do homo habilis e do homo erectus (o primeiro hominídeo a ficar numa posição totalmente ereta). Essa fase estendeu-se de 3 milhões de anos atrás a 250 mil anos atrás.

 O Paleolítico Médio compreendeu o período de 250 mil anos atrás a 40.000 a.C. e é caracterizado, principalmente, pela presença do homem de Neandertal. O homo sapiens já existia nessa época, uma vez que seu surgimento aconteceu há 300 mil anos. Os estudos arqueológicos mostram que nesse tempo o estilo de vida do homem tornou-se um pouco mais sofisticado com novas ferramentas sendo elaboradas e com o uso do fogo sendo mais difundido.

 Por fim, há também o Paleolítico Superior, que foi de 50.000 a.C. a 10.000 a.C. Nesse período, as ferramentas utilizadas pelo homem passaram a ser elaboradas em grande diversidade. Eram produzidos pequenos anzóis, machados, agulhas e até mesmo a arte começou a ser concebida pelo homem. No caso da arte, o destaque vai para a pintura rupestre, realizada nas paredes das cavernas.

Pintura rupestre realizada na parede de uma caverna localizada na Tailândia

Abrangendo os três períodos, resumidamente, o Paleolítico é um período em que o homem sobrevivia da coleta e da caça, sendo fundamental, no caso da caça, a elaboração de ferramentas para auxiliá-lo na obtenção do alimento. Por depender da caça e coleta, o homem era nômade e mudava de lugar quando os recursos do local que estava instalado ficava escasso.

 Como a temperatura geral da Terra era mais amena, sobretudo nos períodos de glaciação, o homem vivia nas cavernas para proteger-se do frio. As ferramentas utilizadas poderiam ser feitas de ossos, pedras e marfim. No fim do Paleolítico, o ser humano começou a experimentar as primeiras experiências religiosas, e o desenvolvimento do estilo de vida dos homens fez com que eles desenvolvessem rituais funerários, por exemplo.

No mundo houve glaciações intensas. Aconteceu na Europa e em partes da Ásia e estendeu-se, aproximadamente, entre 13.000 a.C. e 9.000 a.C. Esse período marcou a decadência dos agrupamentos humanos que viviam exclusivamente da caça em detrimento daqueles que eram caçadores e coletores. Ficou marcado também pelo desenvolvimento da olaria (produção de cerâmica) e da técnica para produção de tecidos. Considera-se o fim desse período o momento em que a agricultura foi desenvolvida.

 


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

SIGEDUC - CONTEÚDOS DE HISTÓRIA (PLANO ANUAL)

 

 

 01) Eixo Integrador da Área (FGB) / Ementa da Unidade Curricular (IFA):

A passagem do mundo antigo para o medieval
O Mediterrâneo como espaço de interação entre sociedades
O papel da mulher em diferentes períodos
O papel da religião cristã na Idade Média

02 - HABILIDADE A SEREM DESENVOLVIDAS

1. Interpretação e análise crítica

    Ler e interpretar diferentes fontes históricas (textos, imagens, mapas, documentos, objetos).
    Compreender que a história pode ter diferentes versões e perspectivas.
    Questionar informações e identificar intencionalidades por trás dos registros históricos.

2. Noção de temporalidade e causalidade

    Diferenciar passado, presente e futuro.
    Compreender processos de mudança e permanência na história.
    Relacionar causas e consequências dos acontecimentos históricos.

3. Uso de fontes históricas

    Aprender a utilizar fontes primárias e secundárias na construção do conhecimento histórico.
    Desenvolver autonomia na pesquisa e na busca por informações confiáveis.

4. Construção da identidade e diversidade cultural

    Reconhecer a importância da cultura e da diversidade na formação da sociedade.
    Valorizar a história e as contribuições de diferentes povos e grupos sociais.

5. Empatia histórica

    Compreender os acontecimentos históricos dentro do seu próprio contexto.
    Evitar julgamentos anacrônicos, ou seja, interpretar os eventos passados com base nos valores da época, e não nos valores atuais.

6. Relacionar o passado com o presente

    Identificar como eventos históricos influenciam a realidade atual.
    Compreender a história como um processo em constante construção.

7. Compreensão da cidadania e dos direitos humanos

    Entender o papel dos indivíduos e dos grupos na sociedade.
    Refletir sobre justiça, democracia e participação social ao longo da história.

8. Habilidades de escrita e argumentação

    Desenvolver a capacidade de relatar e explicar eventos históricos de forma coerente.
    Produzir textos argumentativos baseados em evidências históricas.

03 - PLANO ANUAL OBJETOS DE CONHECIMENTO:

1º BIMESTRE: Pré-história: Características; Pré-história: Paleolítico; Pré-história: Neolítico; Egito Antigo; Egito Antigo: O Egito é uma Dádiva do Nilo; Egito Antigo: O Papel do Faraó; Egito Antigo: Mitologia Egípcia; Egito Antigo: O que era o tribunal de Osíris?; Egito Antigo: Os Hieróglifos;

2º BIMESTRE: Mesopotâmia e Escrita Cuneiforme; Zigurates na Mesopotâmia; Mesopotâmia: Economia e Política; Os Deuses na Mesopotâmia; O Povo Hebreu: Período Patriarcal; O Povo Hebreu: Período Patriarcal; O Povo Hebreu: Período dos juízes;

3º BIMESTRE: O Império Persa; A Religião Persa; Grécia: Atenas; Os Gregos: Espartas; A Guerra do Penopoleso; Leônidas e os 300 de Espartas; Mitologiaa Grega. A filosofia Grega;

4º BIMESTRE: Abraão e o Judaísmo; Hebreus_Cristaos Novos; Hebreus_B'nei Anussim; Ismael e a Arábia Pré-Islâmica; Roma Antiga; A Origem de Roma; Monarquia Romana. Republica Romana; Império Romano; O Modo de Produção Escravista; Escravidão em Roma; Quem foi Maomé?; Os Fundamentos Do Islã.


04 - ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO

Disponibilização de conteúdos para os alunos através de sistemas que permitam acompanhar devidamente o progresso dos estudantes e identificar quaisquer problemas ou dificuldades (vídeos no youtube; link de textos entre  outros).

Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.

Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.

O desenvolvimento metodológico das aulas buscará o diálogo entre os agentes da ação educativa, destacando a produção do conhecimento pelos alunos por meio de leitura, registro e composição tanto de imagens quanto de textos escritos nas aulas.

Diversos instrumentos e formas avaliativas serão utilizadas, individual e coletivamente. Assim, a avaliação ocorrerá no decorrer das aulas da unidade e levará em conta os conhecimentos prévios e a participação dos alunos nas discussões, a execução de atividades escritas, participação em projetos de ensino e outras formas de participação e/ou atividades.

Uso contínuo da plataforma Clickideia e o blog do presente professor:

 https://fjhistoria.blogspot.com/

05 - AVALIAÇÃO CONTINUA

Aulas para correção de atividades e explicação de conteúdo. Postagens de textos e vídeos aulas e encaminhamentos de atividades por meio do aplicativo WhatsApp. Entrega de material impresso para os alunos como complemento do livro de didático. 

Realização de pesquisas em livros, revistas e outros recursos existentes na biblioteca da escola, bem como a realização de tarefas expositivas de trabalhos desenvolvido pelos alunos de outras temáticas relativas aos assuntos trabalhados.

Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.

Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.

Exposições de vídeos e filmes ligados aos temas com SLIDES e a realização de tarefas no Livro Didático.

Aulas expositivas e participativa por meio da leitura de textos, trabalho com tipologias diversas de fontes de pesquisas, exercícios escritos, pesquisa orientada em grupo e/ou individual, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e discussão sobre os temas abordados.

Leituras das temáticas do Livro Didático e o uso da plataforma Clickideia e o blog do presente professor: https://fjhistoria.blogspot.com/

GRECIA ANTIGA - ATENAS