01) Eixo Integrador da Área (FGB) / Ementa da Unidade Curricular (IFA):
A passagem do mundo antigo para o medieval
O Mediterrâneo como espaço de interação entre sociedades
O papel da mulher em diferentes períodos
O papel da religião cristã na Idade Média
02 - HABILIDADE A SEREM DESENVOLVIDAS
1. Interpretação e análise crítica
Ler e interpretar diferentes fontes históricas (textos, imagens, mapas, documentos, objetos).
Compreender que a história pode ter diferentes versões e perspectivas.
Questionar informações e identificar intencionalidades por trás dos registros históricos.
2. Noção de temporalidade e causalidade
Diferenciar passado, presente e futuro.
Compreender processos de mudança e permanência na história.
Relacionar causas e consequências dos acontecimentos históricos.
3. Uso de fontes históricas
Aprender a utilizar fontes primárias e secundárias na construção do conhecimento histórico.
Desenvolver autonomia na pesquisa e na busca por informações confiáveis.
4. Construção da identidade e diversidade cultural
Reconhecer a importância da cultura e da diversidade na formação da sociedade.
Valorizar a história e as contribuições de diferentes povos e grupos sociais.
5. Empatia histórica
Compreender os acontecimentos históricos dentro do seu próprio contexto.
Evitar julgamentos anacrônicos, ou seja, interpretar os eventos
passados com base nos valores da época, e não nos valores atuais.
6. Relacionar o passado com o presente
Identificar como eventos históricos influenciam a realidade atual.
Compreender a história como um processo em constante construção.
7. Compreensão da cidadania e dos direitos humanos
Entender o papel dos indivíduos e dos grupos na sociedade.
Refletir sobre justiça, democracia e participação social ao longo da história.
8. Habilidades de escrita e argumentação
Desenvolver a capacidade de relatar e explicar eventos históricos de forma coerente.
Produzir textos argumentativos baseados em evidências históricas.
03 - PLANO ANUAL OBJETOS DE CONHECIMENTO:
1º
BIMESTRE: Pré-história: Características; Pré-história: Paleolítico;
Pré-história: Neolítico; Egito Antigo; Egito Antigo: O Egito é uma
Dádiva do Nilo; Egito Antigo: O Papel do Faraó; Egito Antigo: Mitologia
Egípcia; Egito Antigo: O que era o tribunal de Osíris?; Egito Antigo: Os
Hieróglifos;
2º BIMESTRE: Mesopotâmia e Escrita Cuneiforme;
Zigurates na Mesopotâmia; Mesopotâmia: Economia e Política; Os Deuses na
Mesopotâmia; O Povo Hebreu: Período Patriarcal; O Povo Hebreu: Período
Patriarcal; O Povo Hebreu: Período dos juízes;
3º
BIMESTRE: O Império Persa; A Religião Persa; Grécia: Atenas; Os Gregos:
Espartas; A Guerra do Penopoleso; Leônidas e os 300 de Espartas;
Mitologiaa Grega. A filosofia Grega;
4º
BIMESTRE:
Abraão e o Judaísmo; Hebreus_Cristaos Novos; Hebreus_B'nei Anussim;
Ismael e a Arábia Pré-Islâmica; Roma Antiga; A Origem de Roma; Monarquia
Romana. Republica Romana; Império Romano; O Modo de Produção
Escravista; Escravidão em Roma; Quem foi Maomé?; Os Fundamentos Do Islã.
04 - ESTRATÉGIAS PARA A INTEGRAÇÃO
Disponibilização de conteúdos para os alunos através de sistemas que permitam acompanhar devidamente o progresso dos estudantes e identificar quaisquer problemas ou dificuldades (vídeos no youtube; link de textos entre outros).
Atividades mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais centralizado no processo de aprendizagem.
Sala de aula invertida (troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e busca de conhecimento.
O desenvolvimento metodológico das aulas buscará o diálogo entre os agentes da ação educativa, destacando a produção do conhecimento pelos alunos por meio de leitura, registro e composição tanto de imagens quanto de textos escritos nas aulas.
Diversos instrumentos e formas avaliativas serão utilizadas, individual e coletivamente. Assim, a avaliação ocorrerá no decorrer das aulas da unidade e levará em conta os conhecimentos prévios e a participação dos alunos nas discussões, a execução de atividades escritas, participação em projetos de ensino e outras formas de participação e/ou atividades.
Uso contínuo da plataforma Clickideia e o blog do presente professor:
https://fjhistoria.blogspot.com/
05 - AVALIAÇÃO CONTINUA
Aulas para correção de atividades e explicação de conteúdo. Postagens de textos e vídeos aulas e encaminhamentos de atividades por meio do aplicativo WhatsApp. Entrega de material impresso para os alunos como complemento do livro de didático.
Realização de pesquisas em
livros, revistas e outros recursos existentes na biblioteca da escola, bem como
a realização de tarefas expositivas de trabalhos desenvolvido pelos alunos de
outras temáticas relativas aos assuntos trabalhados.
Atividades
mais práticas, como estudos de caso, projetos, seminários, simulados ou
outros tipos de iniciativas que entreguem ao aluno um papel mais
centralizado no processo de aprendizagem.
Sala de aula invertida
(troca de papel entre o aluno e professor), gamificação ou educação
baseada em competências (Que permite nivelar melhor o aluno com base nas
suas habilidades e autonomia) dando-lhe autoridade para pesquisas e
busca de conhecimento.
Exposições de vídeos e filmes ligados aos temas com SLIDES e a realização de tarefas no Livro Didático.
Aulas expositivas e participativa por meio da leitura de textos, trabalho com tipologias diversas de fontes de pesquisas, exercícios escritos, pesquisa orientada em grupo e/ou individual, desenvolvimento de projetos interdisciplinares e discussão sobre os temas abordados.
Leituras das temáticas do
Livro Didático e o uso da plataforma Clickideia e o blog do presente professor:
https://fjhistoria.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário